S Rie Especial Sobre Produtividade Um Assunto Fundamental Para O Crescimento Do Pa S E Dos Empregos Nos Pr Ximos Anos
Os repórteres, Fabio Turci, no Brasil e Alan Severiano, nos Estados Unidos, mostram como é importante o trabalhador render mais, e como isso faz diferença na economia.
Em número de horas, o brasileiro trabalha muito. Trabalha mais do que o americano, o francês e o alemão. Mas ficar mais tempo no trabalho não significa produzir mais. Para produzir mais, é preciso aproveitar bem essas horas trabalhadas. A gente costuma dizer que o dia passa rápido, que não dá tempo de fazer nada. É aí que entra o conceito de "produtividade". Ser produtivo é fazer o dia render, é produzir mais no mesmo tempo.
O Manoel levanta uns 15m² de parede por dia. O Luís, que é pedreiro experiente, faz o dobro: 30m². A produtividade do Luís é maior.
Repórter: Você é um cara que já produz com rapidez?
Luís Miranda de Souza: O povo diz.
Consultoria diz que trabalho no Brasil rende pouco
Mas, na média, o trabalho no Brasil rende pouco. É o que diz uma consultoria com sede em Nova York que mede produtividade no mundo inteiro. Dos 122 países pesquisados, o Brasil aparece na posição número 81. Um trabalhador americano produz em um dia o que o brasileiro leva quase seis para fazer.
O economista-chefe Bart Van Ark diz que "chega uma hora em que a economia só consegue crescer se as pessoas ficarem mais produtivas. E nesse ponto o Brasil tem decepcionado".
Além de baixa, a produtividade no Brasil aumentou muito pouco nos últimos 20 anos, como mostra o professor de economia da Universidade de Columbia José Alexandre Scheinkman.
“Apesar do país ter tido crescimento, nós não estamos ganhando produtividade nem no ritmo das economias avançadas e muito menos nas economias emergentes bem sucedidas, como a Coreia, a China”.
Transporte de qualidade é fundamental para aumento da produtividade
Para produzir mais, chegar bem