S PRINCIPAIS VANTAGENS DA UTILIZA O DA GEST O DA QUALIDADE PELAS EMPRESAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
335 palavras
2 páginas
Em um mercado cada vez mais competitivo as empresas estão buscando diferenciais para conseguirem se manter neste mercado, resultando na busca e adoção de ferramentas como a Gestão da qualidade, que procura atingir os objetivos de qualidade das empresas, por conta dos clientes cada vez mais exigentes. A utilização da Gestão da qualidade, como a melhoria continua, onde a empresa está em constante melhoria em seus processos para que consiga, não só satisfazer as necessidades dos clientes, mas também atender suas expectativas, aumentando assim a satisfação e confiabilidade do cliente, trazendo benefícios também para os clientes internos. Por estes e outros fatores se é necessário inovar e aplicar uma melhoria contínua em relação aos serviços prestados. A competitividade passa por esta inovação e melhoria de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. A competitividade depende de vários pilares, entre eles, a qualidade das instituições que tem uma forte interferência na competitividade e crescimento. Para Porter (1990) in Leitão, Ferreira & Azevedo (2008) a competitividade tem origem em fatores como a diferenciação, ou seja, as organizações tornam-se mais competitivas e têm mais sucesso se conseguirem se diferenciar da concorrência. Para Hill & Jones (2011) uma instituição constrói vantagem competitiva quando conjuga quatro fatores: eficiência, qualidade, inovação e capacidade de resposta ao cliente.
A prática da gestão pela qualidade total influencia a competitividade empresarial em diversos aspectos:
Possibilidade da empresa diferenciar-se através de produtos livres de defeitos, produtos confiáveis, entregas confiáveis e rápidas, etc.
As atividades de manufatura e operacionais contribuem também com eficácia através de utilização de critérios de desempenho com base em: indicadores de qualidade, confiabilidade, prazos, flexibilidade, etc.
Definição de foco e busca da excelência no que realmente importa – satifação dos clientes.
Atividades operacionais são