S NTESE DO TER ET LICO
QUIMICA ORGANICA
SÍNTESE DO ÉTER ETÍLICO
1. Introdução
Éter
Conforme o site Brasilescola (novembro/2014) éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional - O - (oxigênio) entre dois radicais (carbonos), ou seja, se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono.
Exemplo: Éter dietílico ou éter etílico ou etoxietano CH3 – CH2 – O – CH2 – CH3
Suas características físicas no estado líquido são: muito voláteis, incolores e de cheiro agradável, não apresentam solubilidade em água, mas podem ser encontrados também na fase sólida ou gasosa.
Quanto às propriedades químicas, os éteres são altamente inflamáveis, apesar da pouca reatividade. A aplicação desses compostos é variada, podem ser usados para fabricar seda artificial, celuloide e ainda como solvente na obtenção de gorduras, óleos e resinas. A aplicação de éteres na medicina é importante: é usado como anestésico e para preparar medicamentos.
Síntese dos éteres pela desidratação dos álcoois Segundo Solomons (p. 427, 7 ed.), os álcoois podem desidratar-se para formar alcenos e os álcoois primários podem desidratar-se para formar éteres. A desidratação ocorre em uma temperatura mais baixa que a desidratação em um alceno. O éter dietílico é feito comercialmente a partir da desidratação do etanol, é o produto predominante a 140ºC; e o eteno o produto principal a 180ºC. CH3 – CH2 – OH CH2 = CH2 Eteno
CH3 – CH2 – OH CH3 CH2 O CH2 CH3 Éter Dietílico
A formação do éter ocorre por um mecanismo Sn2 com uma molécula de álcool agindo como nucleófilo e com outra molécula de álcool protonada agindo como substrato.
Figura 1. Reação de desidratação de álcool em éter.
2. OBJETIVOS
Preparar o éter etílico a partir do álcool etílico
.
3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- conector de 2 vias
- termômetro
- béquer 25ml e 50 ml
- coluna de