S Ntese Do Manual Do Entrevistador
O cadastros Único é o meio pelo qual as pessoas nele cadastradas terão acesso a todos os benefícios e políticas públicas existe. É através dele que se permite identificar o grau de vulnerabilidade, acesso ao trabalho, condições do ambiente em que vive, à saúde e a educação. E com isso o CadÚnico implementa e formula estas políticas diagnosticando as necessidades da família ou do individuo de forma mais precisa. O cadastro destina-se a famílias de baixa renda com renda per capita mensal inferir ou igual a ½ salário mínimo ou até três salários mínimos.
A coleta dos dados das famílias é feita através do preenchimento do formulário do CadÚnico pelo entrevistador sendo muito importante a qualificação deste profissional para que os objetivos sejam alcançados. Essa coleta é feita através de processo de identificação do público-alvo a ser cadastrado, entrevista e coleta e dados, inclusão de dados no sistema e manutenção das informações dos usuários. Esta coleta pode ser feita pela vista do entrevistador à residência da família, pelo deslocamento da família até o local do cadastramento, ou ação de mobilização.
Faz-se necessário o conhecimento de que família é uma unidade composta por uma ou mais pessoas, ou pode ser também uma família convivente na qual são pessoas que moram no mesmo ambiente, que o responsável pela unidade familiar deve ter no mínimo 16 anos e ser preferencialmente mulher, e que o morador da casa são as pessoas que habitem lá mesmo não estando presente na data da entrevista e pessoas que estejam em asilo, abrigado em hospital por menos de 12 meses. Sendo de grande importância deixa claro a atualização do cadastros antes de 24 meses.
Existe três tipos de formulários, o principal, o avulso e os suplementares. O formulário principal é dividido em blocos e cada bloco é direcionado para o preenchimento de determinada informação. Os formulários avulsos são dois: Avulso 1 – diz respeito a identificação do domicilio e da