S Ndrome De Down
Down-Aprendizagem
O que é a Síndrome de Down ?
• A Síndrome de Down é um distúrbio conhecido inicialmente como “mongolismo”, um distúrbio genético que leva a deficiência mental.
• Ao invés de terem 46 cromossomos por células agrupados em 23 pares tinham 47, isto é, um a mais. Alguns anos depois, se identificou que este cromossomo extra encontrava-se no par 21, por esta razão a Síndrome de Down é também denominada de Trissomia do par 21.
A aprendizagem do portador da Síndrome de Down
• O portador da síndrome tem somente um ritmo de aprendizagem mais lento , cujas etapas precisam ser respeitadas. Inteligência , memória e capacidade de aprender podem ser desenvolvidas com estímulos adequados.
• Como a criança portadora da Síndrome de Down apresenta seus níveis de desenvolvimento mais lentos, quando comparados às crianças ditas
“normais”, cabe aos pais e educadores dessas crianças a função de estimulá-los por meio de atividades lúdicas, visando prepará-los para a aprendizagem de habilidades mais complexas.
• A educação da criança com Síndrome de Down deve começar a partir do nascimento, com uma estimulação capaz de integrá-la progressivamente ao meio ambiente e à vida social. Algumas experiências têm demonstrado que o progresso dos alunos que foram estimulados desde bebês é mais acelerado do que os que receberam tardiamente.
• Crianças especiais como as portadoras de Síndrome de
Down, não desenvolvem estratégias espontâneas e este é um fato que deve ser considerado em seu processo de aquisição de aprendizagem, já que esta terá muitas dificuldades em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas.
• Estas dificuldades ocorrem principalmente por que a imaturidade nervosa e não mielinização das fibras pode dificultar funções mentais como: habilidade para usar conceitos abstratos, memória, percepção geral, habilidades que incluam imaginação, relações espaciais, esquema corporal, habilidade no raciocínio, estocagem do material aprendido
e