S Ndrome De DOWN
O que é?
Chamada de síndrome de Down, ou bebê
Down, é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21.
Em outras palavras, poderíamos classificar como um acidente genético, ou um erro na distribuição. Onde ocorre alterações cromossômicas. (trissomia 21)
Não há culpados e não há nada que se possa fazer, antes ou durante a gravidez, que possa causar ou prevenir a síndrome de Down. Um acidente genético, portanto é difícil prevenir o problema.
Probabilidades
Com o avanço da idade materna existe uma maior probabilidade de gestar um bebê com alterações cromossômicas como a síndrome de DOWN.
Principalmente acima de 35 anos. São mais comuns crianças nascidas de mulheres mais velhas.
Por que Acontece?
Isso acontece pois os folículos que darão origem aos óvulos da mulher já nasce com elas, e células mais velhas tem maiores chances de terem erros durante seu processo de divisão, o que pode causar a presença de um cromossomo a mais ou a menos nos óvulos.
Tipos de Trissomia do 21 ou
Síndrome de Down
Há 3 tipos principais de anomalias cromossômicas ou variantes, na sindroma de Down.
trissomia simples (padrão).
Translocação.
Mosáico.
É importante saber, que no caso da
Síndrome de Down por translocação, os pais devem submeter-se a um exame genético, pois eles podem ser portadores da translocação e têm grandes chances de ter outro filho com Síndrome de Down.
Características dos Portadores
Pessoas com síndrome de Down têm deficiências intelectuais e algumas características físicas específicas. Elas têm olhos amendoados, devido às pregas nas pálpebras e em geral são menores em tamanho. As mãos apresentam uma única prega na palma, em vez de duas.
Os membros são mais curtos, o tônus muscular é mais fraco e a língua é protrusa, maior do que o normal.
Diagnóstico
Atualmente existem testes genéticos que podem identificar a possibilidade de que o bebê tenha a síndrome de Down a partir
da