S Crates E Sofistas Na Comunica O
Sofistas
Se ocupavam com o homem e suas potencialidades.
Eram oradores que utilizavam de seu poder de persuasão para convencer seus interlocutores. Cobravam para ensinar qualquer coisa pois diziam serem portadores de um saber universal, mas na realidade ensinavam a refutar o adversário.
Sócrates
Foi pioneiro no que hoje se define como filosofia ocidental.
Possuía o típico pensamento grego, que baseava suas afirmações na razão.
Seguiu os passos dos sofistas, mas universalizou seus princípios.
Desprezava a política e não se adaptava a vida pública.
Os sofistas e a publicidade
Os sofistas usavam fortes argumentos para persuadir seus interlocutores, da mesma forma trabalham os publicitários, que utilizam de um discurso convincente para levar seu público a consumir certo produto ou aceitar suas ideias. Sócrates e o jornalismo
Sócrates presava pela verdade, utilizava da razão para transmitir seus conhecimentos aos cidadãos gregos por meio de diálogos que levassem o interlocutor a tirar suas próprias conclusões. Da mesma forma, os jornalistas, buscam transmitir a verdade dos fatos através da melhor forma possível de comunicação ao seu público.
Revista Fórum
Exemplo de pensamento socrático:
Exemplo de pensamento sofista:
Exemplo de Sócrates em jornal
A folha de São Paulo é um jornal comprometido em transmitir a notícia sem emitir opinião do redator, exerce um jornalismo informativo.
Exemplo de sofistas em propaganda
A Cola-Cola utilizou de música e imagem para levar a ideia de que o consumo do produto leva à um estado de felicidade, visando sua venda.
Influência sofista em revistas
A Veja é uma revista que junto com a noticia, muitas vezes, emite sutilmente sua opinião partidária. A revista Carta Capital declara em seu editorial sua posição política, e com isso suas reportagem sofrem influência.
Referencias bibliográficas: www.revistaforum.com.br/ www.brasilescola.com/
www.infoescola.com.br/