S Cios
Administradores: que desejam saber como se comporta o desenvolvimento das atividades da empresa e qual o resultado que está advindo das mesmas.
Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários
Superavitária: Positiva, Ativa, Favorável ou Patrimônio Líquido = Demonstra a existência de riqueza própria, ou seja, Patrimônio Líquido. A empresa tem capacidade para pagar suas dívidas, ficando com excedente para investimento no Ativo. Ocorre quando a soma dos elementos positivos (contas normais) do PL totaliza um valor maior que a soma dos elementos negativos (contas retificadoras) do PL. Ex: Capital Social > Prejuízos Acumulados.
Deficitária: Demonstra a inexistência de bens e direitos (Ativos). Situação Plena do Passivo, Completamente Negativa, Passiva ou Desfavorável.Ocorre na Falência da empresa
Objeto de estudo
Tem-se por objeto de estudo o Patrimônio das entidades/empresas (pessoa jurídica) ou das pessoas (pessoa física). Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.
Trata-se na contabilidade a pessoa jurídica da entidade como distinta da pessoa física do proprietário. Sendo assim, a contabilidade é formada para a entidade e não para seus respectivos donos, estando voltada para os estudos da empresa pessoa jurídica. Quanto à finalidade
A Ciência Contábil desenvolve suas funções em torno do patrimônio como meio para alcançar sua finalidade.
Tem por finalidade registrar fatos e produzir informações que possibilitem ao dono do patrimônio o controle(certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) eplanejamento (decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto) de como agir no seu patrimônio.
O patrimônio poderá aumentar ou diminuir, dependendo da movimentação dos elementos que compõem este patrimônio e também