Rio+20
Acontecerá entre 13 e 22 de junho, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações.
2- A Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é das pessoas também.
3- Porque o nome Rio + 20
Porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro tendo como sede o Parque do Flamengo, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.
4- A segurança da Rio+20
A Rio+20 vai inaugurar no país um modelo de policiamento inédito por aqui. Há 20 anos, na ECO-92, a preocupação era a de proteger os líderes mundiais da ameaça armada das favelas, controladas por traficantes.
Na conferência de agora o inimigo a ser evitado vem de fora, na forma de investidas terroristas e ataques virtuais, numa era em que as comunicações dependem da internet e de redes remotas.
5- Para garantir a segurança durante a Rio+20,o governo do estado do Rio de janeiro decidiu dobrar o efetivo policial no período da conferência. O reforço será de três mil homens a mais por dia nas ruas da capital.
6- Posição de Alguns Líderes
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama e Ângela Merkel presidente da Alemanha, se recusaram a participar do Rio +20. Obama afirmou que Rio +20 não é pauta na