Rio+20
Tese: A Rio+ 20 será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos. Tem esse nome, pois será depois de vinte anos da ECO92, realizada na Amazônia.
O objetivo da Conferência é renovar um comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes. Nessa conferência, se reunirão líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos para determinar como é possível reduzir a pobreza, pomover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta cada vez mais populoso.
Segundo Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, esta é uma oportunidade histórica para desenvolver idéias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos.
Antítese: Por outro lado, ainda há algumas questões que devem ser trabalhadas, pois representam uma ameaça para o desenvolvimento desta economia. Entre elas está a desigualdade social brasileira; políticas públicas sobre meio ambiente desarticuladas; consumismo desenfreado, em contraposiçao ao consumo consciente; baixa qualidade da educaçao brasileira e mercantilização do meio ambiente, com a exploração do conhecimento de comunidades tradicionais.
Síntese: A Rio+20 é a oportunidade de modificar o paradigma financeiro tradicional e agir para acabar com a pobreza, lidar com a destruição do meio ambiente e construir uma ponte para o