RESENHA CRITICA DO FILME PRECIOSA: UMA HISTORIA DE ESPERANÇA
PRECIOSA: UMA HISTORIA DE ESPERANÇA
VANESSA CAPISTRANO DOS SANTOS, 1141144.
ARTES
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 2014 do Centro Universitário Claretiano para a Disciplina de Atividades-Acadêmico-Cientifico-Culturais sob a orientação da Professora: Maria Alice Moreira Silva.
São Paulo
2014
RELATÓRIO SOBRE O FILME: PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA.
1. INTRODUÇÃO
O filme Preciosa: uma história de esperança dirigido por Lee Daniels, teve a estreia no ano de 2009, com os atores Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz e Gabaurey Sidbe e Mo’Nique. Recebeu 6 Oscar, inclusive o de melhor diretor, onde pela segunda vez um afro-americano foi homenageado e indicado também como melhor filme e melhor imagem.
Preciosa: Uma historia de esperança é um filme baseado no romance “Push” de Sapphire, que conta a historia de Claireece Preciosa Jones, uma jovem moradora de 16 anos do bairro de Harlem, Nova York. A jovem Preciosa cresceu e teve que conviver em um ambiente hostil, no qual teve que lidar com muitas infelicidades, como pobreza e preconceito, pois Preciosa, além de ser negra, é obesa, mãe na adolescência e semianalfabeta.
2. REALIDADE VIVIDA EM VARIOS LARES DO MUNDO
Este filme não é uma ficção qualquer, ele é a representação real de diversos lares pelo mundo, onde crianças e adolescentes são vitimas de preconceito e violência domestica, tanto física, quanto sexual, como também psicológica. Preciosa a jovem de imaginação fértil, que utiliza disto para se desligar dos acontecimentos ao seu redor, fazendo o assim de seu mecanismo de defesa, é expulsa da escola no inicio da sua segunda gravidez. A jovem não é só agredida verbalmente como também fisicamente por sua mãe, violentada por seu próprio pai desde os 03 anos de idade, teve dois filhos dele, sendo uma com síndrome de down.
Em seu ambiente domestico Preciosa convive com sua mãe, uma mulher