R.A.L. (relatório de Acidente de Trabalho)
Colaborador: Paula Tejando
Departamento: Manutenção
Função: Eletricista
Tempo na Função: 5 meses
Data do Acidente: 18/07/2014 às 08:45 h
Descrição da Lesão: Reação alérgica da pele seguido de inchaços e fortes dores nos locais das picadas. Foi necessário a aplicação de antialérgico.
Nome do Acidentado: Paula Tejando
Data: 18/07/2014 Horário: 08:45 h
Local: Casa de Força.
Detalhes do Acidente: em 18/07/2014 a eletricista ao chegar na caixa de medição de energia em área rural, próximo ao matagal, realiza uma inspeção visual e constata que não havia nenhum ser vivo ao redor da área e ao abri-la, porém, foi atacado por abelhas. Após o ataque verificou que estavam alojadas no cano dos condutores de entrada na lateral da caixa de medição. Utilizaram o “fumacê” e concluíram a Inspeção. Ao término do serviço o eletricista observou que seu rosto começou inchar e sentiu fortes dores. Sendo necessário levar a eletricista à um posto médico mais próximo, devido a sua condição de alérgico a abelhas.
Análise das Causas
Análise pela Espinha de Peixe
Ações Corretivas
Sistema de Gerenciamento
1. Conscientizar o colaborador sobre a ação insegura cometida e orienta-lo a inspecionar melhor os locais de trabalho antes de exercer suas atividades, já que possui a condição de alérgico sempre tomar as devidas precauções antes de visitar áreas suscetíveis a ataques.
2. Reunião geral, a fim de conscientizar todos os funcionários das precauções e os métodos de planejamento para se seguir ao se repetir a situação.
Sistema Técnico
1. Identificar as áreas de maior probabilidade para futuros acidentes de mesmo nível, com o intuito de prepara-las para eventos como o descrito.
2. Identificar através de inspeção novas concentrações de insetos e/ou pragas que