R 2 Elementos do bloco p Grupo 13
Aluno 1: Iago Ferreira Espir
Aluno 2: John Power Vieira Oliveira
Data: 18/11/2014
Título da aula: Elementos do bloco s: Grupo 13
Resultados e discussões
Parte 1
1. Obtenção do ácido bórico
Colocou-se em um béquer, 2,005 gramas de bórax anidro (Na2B4O7) e 20 mL de água destilada. Em seguida aqueceu-se suavemente o béquer até a dissolução total do bórax.
a) Com auxílio do papel de tornassol testou-se o caráter ácido-básico da solução, observando-se que este indicador mudou sua coloração de rosa para azul, indicando que a referida solução possuía caráter básico. Devido ao ácido bórico ser muito fraco, os sais solúveis são hidrolisados na solução e, portanto, dão reação alcalina. A seguinte equação representa essa observação:
B4O72-(aq) + 7H2O(l) 4H3BO3(aq) + 2OH-(aq)
A formação do ânion hidroxila (OH-) foi o responsável pela mudança de coloração do papel de tornassol de rosa para azul, caracterizando um meio básico.
b) Aqueceu-se a solução anterior ate 80 °C (em banho-termostatizado), adicionando-se a mesma, lentamente, 2 mL de solução 6 mol L-1 de HCl. Em seguida, o béquer contendo esta solução foi colocado em uma cuba com gelo, no qual se observou os cristais de coloração branca, proveniente do ácido bórico (H3BO3), que foi sintetizado anteriormente. Posteriormente, os referidos cristais foram filtrados por gravidade.
Na2B4O7(s) + 2HCl(aq) + 5H2O(l) → 4H3BO3(s) + 2Na+(aq) + 2Cl-(aq)
Ao ter adicionado ácido clorídrico concentrado a uma solução concentrada de bórax, o ácido bórico precipitou. De fato pode-se observar essa ocorrência, pois, ao aquecer a solução, se desprendeu vapores de ácido bórico que ao resfriar imediatamente no banho de gelo, este sofreu cristalização.
Os cristais formados foram guardados para os próximos procedimentos.
2. Obtenção do éster metílico de ácido bórico – B(OCH3)3
Colocaram-se alguns cristais de ácido bórico (precipitado do item 1) em uma cápsula de porcelana, na