QUIMICA+SOCIOLOGIA=CIÊNCIA DO AMOR
CIÊNCIA DO AMOR
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Jung)
PROFESSORES:
DANILO ROZANTE (SOCIOLOGIA)
RUTE SEROTINI (QUÍMICA)
E.E. PROFª. ALVA FABRI MIRANDA
PEDERNEIRAS – SP
I – INTRODUÇÃO (OBJETIVO GERAL):
O presente projeto tem como objetivo relacionar o estudo das técnicas da Química com as teorias da Sociologia, traçando um paralelo entre as duas disciplinas. São cinco experiências e cinco teorias relacionadas entre si.
II – OBJETIVO ESPECÍFICO:
Levar os alunos a conhecerem, de forma prática, como ocorrem Transformações Químicas pela junção de substâncias, pela ação do calor, pela ação do tempo, por separação de moléculas e eliminação de gases e o que cada uma dessas transformações tem em relação às teorias da Sociologia sobre Inclusão e Exclusão, Movimentos Sociais, Diversidade, Classes Sociais e Autoestima/Auto Conhecimento.
III – JUSTIFICATIVA:
Cada experiência da Química está relacionada a uma teoria da Sociologia. Abaixo serão relacionadas umas com as outras:
1ª experiência: A QUÍMICA DA LIMPEZA
Pimenta do reino e detergente.
As partículas de pimenta do reino em pó se mantêm em suspensão na superfície da água devido à tensão superficial. O uso do detergente, que contém tenso ativo, diminui a tensão superficial e afasta as partículas do ponto onde foi aplicado que no caso, é o centro do prato. Isso só acontece pois o detergente reduz a tensão superficial da água, a força que mantém as moléculas de água unidas em superfície. Quando isso ocorre, as moléculas de água que estavam bem agarradinhas umas as outras relaxam, e escorrem todas molengas para as laterais do prato.
1ª teoria: INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência