Qualidade em desenvolvimento ágil - Scrum
Como garantir A qualidade de um produto utilizando a metodologia Scrum
R. A. Barbosa
Resumo:
Os métodos ágeis surgiram com o objetivo de atender uma maior demanda por agilidade no desenvolvimento de software. Neste artigo mostramos como é possível ser ágil sem perder o foco na qualidade do produto. A partir de uma visão geral do Scrum, é mostrada a importância de uma Definição de Pronto que represente as necessidades do cliente e a necessidade de um gerenciamento efetivo dos débitos técnicos de forma a minimizar os custos destes para a continuidade do projeto. Apesar de não previsto oficialmente no Scrum, o analista de qualidade desempenha um importante papel neste processo, juntamente com a adoção de princípios e boas práticas para testes ágeis que direcionem as ações de todos os integrantes do Scrum para a garantia de qualidade.
Palavras-chaves: processos, desenvolvimento de software, métodos ágeis, Scrum, garantia de qualidade.
São Paulo, 2013.
1. Introdução
A demanda por constantes entregas, o time-to-market e as constantes mudanças de foco das áreas de negócio exigem da área de desenvolvimento maior flexibilidade e agilidade na entrega do software. Neste cenário, surgem as metodologias ágeis, com a proposta de dinamizar o desenvolvimento do software.
Métodos tradicionais de desenvolvimento, como o método em cascata, dedicam uma fase exclusiva ao teste de software. O Rational Unified Process (RUP), um dos métodos de desenvolvimento mais difundidos no mercado, tem, entre seus princípios, o foco na qualidade de software. A disciplina de Teste do RUP está presente em todas as fases do processo, desde a iniciação, seguindo pela elaboração, construção e transição do produto, evidenciando a importância da qualidade nesta metodologia.
Contrapondo os métodos tradicionais, os métodos ágeis propõe uma nova abordagem no desenvolvimento de software. O Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software (BECK et