PROCEDIMENTOS BÁSICOS NA EXECUÇÃO DA PINTURA À ÓLEO:
(Podem ser utilizados na pintura figurativa feita do natural, utilizando-se referencia fotográfica, ou mesmo de memória. Podem também ser utilizados em outros estilos com eficiência sendo feitas as devidas adaptações).
1- Fazer uma marcação precisa com o carvão
2- Esbater o excesso de carvão com um pano e contornar a marcação com ocre ou terra de Sienna utilizando um pincel de cerdas duras número zero ou dois.
3- No item anterior aproveite para aperfeiçoar ao máximo os detalhes; corrigir depois na pintura é muito mais difícil.
4- Comece a pintura sempre com tons quentes e saturados, assim agindo durante as camadas de base. Nesta fase pode usar tinta bem rala e o efeito pode se assemelhar a uma aquarela
5- Vá trabalhando sempre o conjunto todo, não termine nenhum trecho em particular. À medida que o trabalho for se aproximando do final, aí sim se parte para o detalhamento das diversas áreas e ‘’cozinhar’’ a cor, mas sempre prestando atenção em aprofundar os detalhes no foco da composição.
6- Durante as misturas tenha cuidado para não sujar a cor. Olhe sempre de longe, e se o colorido parecer tom de lama limpe-o colocando na área uma cor pura.
7- Muito cuidado se usar o preto, pois pode sujar a pintura. Se quiserem fazer um cinza colorido, misturem duas complementares.
8- Preste muita atenção na comparação dos valores das partes. Isso é fundamental. Para a pintura funcionar, os valores, como no desenho, devem estar corretos. Agora o problema é cor + valor. Lembre que as sombras, se utilizadas fotos como referencia, são muito escuras; clareie-as na pintura, e a sombra sempre é colorida!
9- Durante a continuidade da pintura vá trabalhando com mais carga de tinta no pincel para ir eliminando aquele aspecto aquarelado do início. Mas a sombra sempre com pouca tinta. Lembre-se: Sombra transparente, luz empastada.
10- Assim como: Sombra simples, luz detalhada!
11- De modo, que se a marcação