´pespectivaa atuais da educação
622 palavras
3 páginas
Perspectivas atuais da EducaçãoSabe-se que com as transformações tecnológicas tornou-se possível o surgimento da era da informação, ou seja, as novas tecnologias permitem acessar conhecimentos transmitidos não apenas por palavras, mas também por imagens, sons, fotos, vídeos.
Uma educação voltada para o futuro seria uma educação contestadora, superadora dos limites impostos pelo Estado e pelo mercado, portanto uma educação muito mais voltada para a transformação social do que para a transmissão cultural, não é uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade e incentiva o diálogo. A educação presencial e a distância começa a ser fortemente modificada e todos nós, organizações, professores e alunos somos desafiados a encontrar novos modelos em todas as situações.
Nessa nova era da informação o professor não é mais o detentor do saber, ele pode e deve ensinar os alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias, o aluno não pode limitar-se apenas em escutar, deve haver reciprocidade entre o professor e o aluno. Isso é podemos chamar de Nova Sociedade da Informação, que poderá ser a culpada por grandes diferenças sociais, tendo em conta o seu grau de exigência. Visto que é uma sociedade que vive do poder da informação, tendo como base as novas tecnologias, ela poderá ser muito discriminatória, quer entre países, quer internamente, entre empresas, entre pessoas. Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efectuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, este novo cenário mudou e as necessidades de qualificações profissionais e acadêmicas aumentaram consideravelmente.
Os jovens adquirem vários conhecimentos fora da escola, pois eles estão auto integrados neste novo paradigma de sociedade, preferindo por vezes o aconchegante lar, com todas as tecnologias à disposição, à escola enfadonha e obsoleta. É