Papel do administrador
Os administradores sempre existiram, o que muda entre eles são as suas características à proporção da mudança das organizações, sejam elas quais forem, num continuo processo de prática, evolução e aprimoramento, desde os primórdios até os dias de hoje, no mais amplo sentido profissional os quais propiciam às empresas crescimento, perpetuidade, perenidade.
A profissão de administrador, mesmo que na ignorância da atividade, o homem, ser humano, sempre a teve. 1Administrar - do latim administrare – gerir - negócios públicos ou particulares - reger com autoridade suprema; governar; dirigir qualquer instituição; conferir, ministrar – sacramento; dar a tomar, ministrar – medicamento; manter sob controle um grupo, uma situação, etc., a fim de obter o melhor resultado: administrar uma eleição, uma competição, uma disputa; dar a tomar; ministrar: administrou ao doente forte dose de penicilina; dar, aplicar: o pai administrou-lhe umas boas palmadas; conferir, ministrar: administrou ao moribundo os últimos sacramentos.
Mas, dentro dos estudos acadêmicos da moderna administração, tudo se inicia a partir da chamada Revolução Industrial, com a invenção da máquina a vapor pelo inglês James Watt, em 1776. A era industrial, antes artesanal, se desenhou a partir desse importantíssimo evento tecnológico à humanidade. Uma transformação do planeta, rápida, veloz e cruel, de certa forma, por conta da volúpia humana despertada para novos anseios, hoje, insaciáveis, haja vista, a exemplo, os telefones celulares.
Tudo passou a ser feito em escalas produtivas numa intensidade acelerada, pois o consumo dos humanos, com novos poderes financeiros para a aquisição de bens, coisas e alimentos, cresceu a fim de adquirir àquilo que se produzia. Nunca houve na humanidade tamanho progresso como nos últimos 100 anos. Absolutamente incomparável a outras eras.
Funções do administrador
Não há necessidade de formação acadêmica para ser administrador, na verdade, o