Painel de azulejos da Partida das Naus
Neste painel de azulejos, podemos observar, em primeiro plano, uma parte do famoso quadro “Mona Lisa”. Na minha opinião, este retrato está aqui apresentado, pois a obra de Leonardo Da Vinci simboliza o mistério, assim, no contexto do poema, significa o enigma que são os descobrimentos, dado que os portugueses iriam embarcar numa viagem repleta de incógnitas, onde não sabiam o que iria acontecer “no dia de amanha”. Penso, também, que esta imagem poderá representar alguma angústia ou, por outro lado, contentamento, pois a face desta mulher confunde-se um pouco entre a felicidade e a angústia, representando, assim, o desgosto das famílias, por deixarem os seus filhos ou companheiros, ou a exaltação dos marinheiros por partirem em busca de novas terras.
Em segundo plano, conseguimos observar as famílias e amigos dos marinheiros e, estão também presentes alguns populares curiosos. Estas personagens despedem-se dos tripulantes com alguma tristeza, pois não havia certezas se voltariam vivos ou não. Através das suas expressões no rosto, é possível ouvir de certa forma o choro destas famílias, transmitindo, assim, uma sensação auditiva.
Neste grupo de pessoas, destaca-se uma mulher com um manto rosa que leva um bebé ao colo. No meu ponto de vista, ela representa todas as mães e esposas que ficarão sozinhas ou com os filhos por criar.
Mais à frente, em terceiro plano, podemos ver o comandante Vasco da Gama e os seus tripulantes, já no batel preparados para seguir até à nau. Nas suas faces é possível observar--se a tristeza e saudade, todavia eles não olham para as famílias, pois não queriam voltar atrás na sua decisão.
Já num plano mais longínquo, na outra margem do rio, observo uma multidão que se despede, certamente, dos futuros heróis, que tornarão o império português mais vasto.
Por fim, posso referir que este painel resume, de certa forma, o episódio da partida das naus, pois todos os elementos mencionados