P.d.i plano diretor de informatica
Curso: Recursos Humanos Noturno Professor: Renato
P.D.I – PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA
Atualmente, o computador deixou de ser visto pelos empresários como uma simples ferramenta que auxilia a empresa a verificar a exatidão da parte administrativa. Hoje, a informática contribui para a tomada de decisões, sendo o computador um grande aliado para administrar o futuro da empresa. O processo de informatização como qualquer mudança, precisa ser convenientemente planejado. Não basta comprar um computador, é necessário um trabalho de implantação de uma nova filosofia de trabalho para a empresa, em termos de administração de sistemas. O PDI, Plano Diretor de Informática, tem a finalidade de estabelecer o planejamento da informatização na empresa, estabelecendo diretrizes básicas que nortearão as atividades relacionadas com a informática na empresa.
Algumas vezes, na área de informática, observamos a existência de fatores que demonstram claramente que esse planejamento não foi adequadamente executado. Estes fatores seriam:
A existência de usuários insatisfeitos;
Pequena participação da alta administração no apoio à Informática;
Documentação falha e desatualizada;
Desenvolvimento de Planos Diretores de Informática sem a visão do plano de metas das empresas. Não há observação dos aspectos que deveriam compor a elaboração do PDI. Muitas vezes, alguns erros comuns podem ser evitados se forem seguidos os procedimentos corretos. Alguns desses aspectos são citados a seguir: Perfeito conhecimento do Plano de Metas; ➢ Conhecimento e avaliação dos sistemas existentes. Os projetos não devem ser considerados isoladamente, e sim como um todo; ➢ Devem ser estabelecidas prioridades; ➢ Análise criteriosa da necessidade de evolução da estrutura técnica com relação ao período coberto pelo plano; ➢ Custos e benefícios; ➢ Recursos Humanos envolvidos; ➢ Os prazos precisam ser baseados em