P PORT INDIVIDUAL Terceiro setor e responsabilidade social das organizações
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE
POLÍTICAS SOCIAIS – GERASOL
XI SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E
MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL
MINI-CURSO
TERCEIRO SETOR E RESPONSABILIDADE SOCIAL
DAS ORGANIZAÇÕES
PROFª. Maria Ester Menegasso, Dra.
Florianópolis, novembro de 2001.
2
SUMÁRIO
Terceiro Setor 3
Responsabilidade Social das Empresas: um desafio para o Serviço Social 9
Endereços Eletrônicos 20
Referências Bibliográficas – Responsabilidade Social 21
Referências Bibliográficas – Terceiro Setor 23
3
Terceiro Setor
Maria Ester Menegasso*
Texto para fins didáticos
RESUMO
Este texto parte do pressuposto que o Serviço Social como profissão sempre esteve vinculado às organizações ou às instituições. Retomam-se os aspectos teóricos inerentes ao estudo das organizações, apresentando-se alguns conceitos sobre organização formal/ burocrática e outras formas de organizações, com destaque para as do terceiro setor. Desta maneira, colocam-se à disposição dos estudiosos do Serviço Social a reflexão e compreensão feitas a partir dos conceitos básicos dos diversos tipos de organizações, dada a necessidade cada vez maior de inserir o profissional assistente social, nestes espaços institucionais- publicas, privadas, terceiro setor e/ou não governamentais-ONGs.
Contextualizando a temática
A partir da década de 1960 ocorre no mundo ocidental uma expansão de organizações oriundas da iniciativa dos diversos espaços de que se compõem a sociedade.
Elas se caracterizam pela adoção de uma lógica de funcionamento que vai além daquelas em uso nas organizações formais. Estas organizações vêm se distinguindo como nova estratégia para prestar serviços, promover o desenvolvimento econômico, impedir a degradação ambiental e defender os direitos civis e os direitos sociais. Também, vêm atuando na produção dos serviços sociais e na execução de políticas