Os povos lapões
Onde vivem?
É um dos maiores grupos indígenas da Europa, totalizando cerca de 70 000 pessoas, das quais 17 000 vivem na Suécia, 35 000 na Noruega, 5 700 na Finlândia e 2 000 na Rússia.
Traços culturas
Segundo a cultura originária do norte da Europa, a Lapónia é a terra onde habita Joulopukki (também conhecido na cultura latina como Pai Natal ou Papai Noel) e todo o seu séquito de duendes. Segundo a mesma cultura, o Pai Natal sai da Lapónia na noite do dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, com o seu trenó puxado por renas carregado de presentes que os distribui a todas as crianças do mundo que se comportaram bem durante o ano.
Importantes modos de sobrevivência?
A sobrevivência sob o clima ártico era difícil, mas estes primeiros habitantes se adaptaram bem ao seu meio ambiente. Eles se vestiam com peles de animais e mantinham um estilo de vida itinerante, vivendo em tendas indígenas ou em tocas escavadas no chão e cobertas de grama, peles ou cascas de árvores.
No interior caçavam renas, alces, ursos, coelhos, castores e aves. Na costa caçavam focas, baleias e morsas. Eles pescavam salmões, lúcios, peixes brancos e percas, tanto no mar quanto nos rios. E nas estações mais quentes colhiam mirtilos, empetruns e amoras-árticas.
Que tipo de atividade econômica?
Os "lapões" chegaram há quatro mil anos e com uma economia baseada na caça.
O que praticam?
Habitantes locais se agrupam enquanto um rebanho de renas é encurralado. Os lapões praticam a pecuária de renas há centenas de anos.
Que tipo de problemas que enfrentam? migrações de verão não eram feitas de trenó, sendo este deixado em depósitos nas montanhas, juntamente com outros objetos da vida invernal. Os lapões-dos-montes, acompanhados pelas renas, tornavam-se, no verão, lapões-de-ilhas, das quais podia ir às vendas de povoados de pescadores, onde podiam adquirir aguardente, no qual investiam grande parte do que ganhavam com a venda de couros. O alcoolismo era, assim, grande problema dos