O “OLHAR” DO UNIVERSO INFANTIL SOBRE AS VIOLÊNCIAS
Graduação em Direito
Trabalho de Antropologia
O “OLHAR” DO UNIVERSO INFANTIL SOBRE
AS VIOLÊNCIAS
Danielli Vieira
Lucas Mendes
João Marcos
Patrícia Leôncio Garro
Paula Pires Magalhães
Laís Albuquerque
Belo Horizonte
12/11/2012
O “OLHAR” DO UNIVERSO INFANTIL SOBRE
AS VIOLÊNCIAS: SABERES, DISCURSOS E
OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO DE CRIANÇAS
DE UM MORRO DE FLORIANÓPOLIS/SC
Danielli Vieira
RESUMO
O texto estudado sobre “A visão do mundo infantil sobre as violências” (Danielli Oliveira) trata o olhar das crianças em relação aos efeitos da violência em suas vidas e na comunidade. Primeiramente, a autora destaca a dificuldade de se encontrar trabalhos que abordem o olhar das pessoas não como vítimas diretas ou agentes da violência, mas o olhar de pessoas que são obrigadas a conviver dia – a – dia com ela e se adaptar, como no caso nas crianças.
Outro destaque seria sobre a própria violência e estudos sobre sua exterioridade aos fatos e sua real influencia, não apenas para que ela seja combatida, mas para que possa ser entendida e analisada em suas origens e conseqüências.
A pesquisa da nossa autora é ambientada em uma comunidade em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, que recebe o nome de Mont Serrat. Nesse lugar a estudante de Ciências sociais começa a desenvolver seu projeto em uma escola com crianças entre 9 e13 anos, período de transição entre infância e adolescência. Em parceria com a direção e a professora, a pesquisa se inicia em sala de aula, com uma tentativa de interação de igualdade, sem a imposição da relação “professor – aluno”. Ainda em processo de adaptação, é possível, primeiramente, analisar o local do trabalho, com detalhe aos muros altos e segurança terceirizada, notamos a separação entre comunidade e escola, uma tentativa de afastamento para que ali, fosse possível o desenvolvimento das crianças sem influencias