O Íman e o Campo Magnético.
Electromagnetismo > O Íman e o Campo Magnético
Um Íman é um objecto que produz um Campo Magnético. Ele normalmente formado por um Íman permanente ou um electroíman. A palavra magnete tem origem na expressão grega “magnítis líthos”, que significa “Pedras de Magnésia”. Magnésia foi uma cidade Grega (hoje Manisa, Turquia) onde depósitos de magnetite têm sido descobertos desde a antiguidade.
Os Ímanes existem em várias formas, no entanto, quaisquer que elas sejam, têm sempre um Pólo Norte e um Pólo Sul.
Diz-se que um Campo Magnético existe numa determinada região se uma Força (Magnética) pode ser exercida num Íman. As Linhas de Força do Campo Magnético (Linhas de Fluxo) são linhas imaginárias que representam a direcção e a força do Campo Magnético. Vão do Pólo Norte para o Pólo Sul, no exterior do Íman, e do Pólo Sul para o Pólo Norte, no interior do Íman. A densidade de Linhas de Força do Campo Magnético é mais elevada na proximidade dos Pólos, pelo que a Força Magnética é aí mais forte, Figura 1.
Figura 1: Campo Magnético criado por um Íman
Um Íman atrai ou repele outros Ímanes dependendo da mútua orientação dos Pólos Norte e Pólos Sul.
Quando se coloca dois Ímanes com os Pólos semelhantes juntos, os Ímanes repelem-se mutuamente, Figura 2.
Figura 2: Pólos semelhantes repelem-se mutuamente
Se Pólos opostos forem colocados juntos, os Ímanes atraem-se mutuamente, Figura 3.
Figura 3: Pólos opostos atraem-se mutuamente
O Íman atrai outros materiais magnéticos tais como o ferro, o níquel e o cobalto. O Campo Magnético exerce uma Força Magnética nestes materiais, Figura 4.
Figura 4: Distribuição das Linhas do Campo Magnético através de diferentes materiais
Uma Bússola é um instrumento de navegação utilizado para encontrar as direcções da terra. Ela consiste num pedaço de Íman muito fino, em forma de agulha, que balanceia quase sem fricção num ponto pivot. O Pólo Norte Geográfico da Terra corresponde, na realidade, ao Pólo Sul