O álcool e o metabolismo.
Metabolismo é o processo pelo qual o corpo converte as substâncias ingeridas noutros compostos. O metabolismo envolve vários processos, sendo um deles a oxidação: através desta o álcool é “purificado” e removido do sangue, impedindo que se acumule e destrua células e órgãos. Se uma pequena quantidade de álcool escapar ao processo metabólico, será então excretada pela respiração e pela urina. Até que todo o álcool consumido tenha sido metabolizado, é distribuído pelo corpo, afectando o cérebro e outros tecidos. O processo metabólico
Quando o álcool é consumido, ele passa do estômago e intestinos para o sangue, num processo designado por absorção. No fígado, uma enzima designada álcool-desidrogenase (ADH) vai mediar a conversão do álcool em acetaldeído (sendo este produto mais tóxico que próprio álcool), o qual é rapidamente convertido em acetato por outras enzimas, e é eventualmente metabolizado em dióxido de carbono e água. A maior parte do álcool consumido é metabolizado no fígado, mas uma pequena quantidade que fica por metabolizar permite que a concentração de álcool seja medida pela respiração e urina.
O fígado pode metabolizar apenas uma certa quantidade de álcool por hora, independentemente da quantidade que tenha sido consumida. A velocidade com que o álcool é metabolizado depende, em parte, da quantidade de enzimas metabolizantes do fígado, que varia entre os indivíduos e parece possuir determinantes genéticos. Em geral, após o consumo de uma bebida-padrão*, a quantidade de álcool no sangue do consumidor (concentração de álcool no sangue, ou BAC) atinge o seu auge ao fim de 30 a 45 minutos.
A curva de BAC (figura 1) fornece uma estimativa do tempo necessário para absorver e metabolizar diferentes quantidades de álcool. Legenda:
Blood Alcohol Concentration – Concentração de álcool no sangue.
Time (hours) – Tempo (horas) One drink – Uma bebida
Two drinks – Duas bebidas
Three drinks – Três bebidas
Four drinks