O V Rus Ebola
Dando segmento ao tema abordado na aula anterior sobre o vírus ebola que já deixou mais de 1,4 mil mortos em quatro países da África como a Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa, debatemos os seguintes assuntos:
O agente causador: Ebolavirus
A causa: Febre hemorrágica
Transmissão: contato direto com sangue, secreções, fluídos como suor, lágrimas etc., humana ou animal infectado.
Diagnóstico: análise do sangue
Tratamento: nenhum
Profilaxia: isolamento total
No dia 25 de Agosto de 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou funcionários de um laboratório em Serra Leoa que realiza testes de ebola em Kailahun, no leste do país, depois que um de seus trabalhadores no local foi infectado durante o pior surto em todos os tempos, disse um porta-voz da OMS.
Essa foi uma medida temporária para cuidar do bem-estar dos trabalhadores remanescentes depois da avaliação, eles voltarão ao trabalho.
A OMS enviou cerca de 400 pessoas de seu pessoal próprio e de organizações parceiras para combater o surto de ebola na África Ocidental. A entidade disse no domingo que um trabalhador estrangeiro enviado para Serra Leoa havia sido infectado.
O Japão anunciou nesta segunda-feira (25) estar disposto a entregar um tratamento experimental elaborado por uma empresa nipônica para lutar contra o vírus ebola. O medicamento japonês se chama favipiravir (ou "T-705"). É comercializado pela Toyama Chemical, filial da empresa de imagens FujiFilm Holdings, com o nome Avigan.
"Antes mesmo de a OMS tomar uma decisão, estamos dispostos a responder aos pedidos individuais (de médicos) sob certas condições porque é um caso urgente", declarou o secretário-geral do governo, Yoshihide Suga.
"Temos estoque suficiente para mais de 20 mil pessoas", completou.
Na comparação com o ZMapp, o soro experimental americano com o qual foram tratados com sucesso dois pacientes americanos, apresenta a vantagem de ter sido homologado em março no Japão como antiviral