o q é filosofia
Historicamente, o primeiro pensador grego a usar a palavra FILOSOFIA foi Pitágoras de Samos no Século VIII ac.
Etimologicamente, a palavra Filosofia é composta de dois radicais gregos: Filosofia.
Filo - Amigo ou amante. Aquele que deseja e se compromete afetuosamente e incondicionalmente a outrem em atitude de amor e lealdade.
Sofia - Sabedoria = A sabedoria para o grego era algo divino, que era revelado aos mortais pelos deuses. A sabedoria não era adquirida por mérito, mas por dádiva dos deuses.
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais referentes à existência das coisas, reflexão sobre conhecimento, sobre a verdade, valores morais, estética, etc. É uma reflexão crítica sobre os fundamentos da ciência.
Filosofia não é religião. É uma reflexão crítica sobre os fundamentos da religião.
Filosofia não é arte, sociologia, psicologia, política, história, mas a reflexão e a fundamentação compreensiva da natureza científica dessas ciências.
A Filosofia é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos.
Platão definia a Filosofia como - um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos.
Descartes - dizia que a Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.
Kant - afirmou que a Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana.
Marx - declarou que a Filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundância e felicidade para todos.
Espinosa - afirmou que a Filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade.
A filosofia proporciona posturas cada vez mais lúcidas e críticas, uma