O L DICO NA EDU O INFANTIL
CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FISICA - 1º PERÍODO/NOTURNO
DISCIPLINA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
PROFESSOR: AURELIANO
RESUMO
LAERSON SOARES DOS SANTOS
TERESINA-PI MARÇO DE 2015
O LÚDICO NA EDUÇÃO INFANTIL: BRINCAR JOGAR UMA FORMA DE EDUCAR
O artigo como próprio titulo aborda uma forma de mostrar o que é o lúdico e que esse lúdico além de muito importante na vida do desenvolvimento humano pode ser usado como uma forma de educar.
O brincar sempre esteve presente na infância das pessoas desde os primórdios por meio de brincadeiras que a criança se desenvolve manifestando seus interesses, necessidades, anseios, desejos particulares é a maneira que as crianças reflete ordena, desorganiza, destrói e constrói o mundo.
A pesquisa mostra que o lúdico dar oportunidade ao educador compreender o significado e da importância das atividades lúdicas no processo educativo. Assim com esse conhecimento o mesmo saberá a importância de inseri-lo em seus projetos educativos.
É através do lúdico que permite-se um desenvolvimento global e uma visão do mundo mais real, pois a criança se descobre e por meio dessas descobertas e da criatividade a criança pode expressar, analisar e criticar e transformar a realidade.
Foi abordado também no texto quanto ao significado referente ao lúdico, onde observou-se uma relação de lúdico e jogo. Segundo Huizinga(1990) o mesmo estudou em varias línguas o significado de jogo e constatou que jogo é uma atividade de ocupação voluntária acompanhado de um sentindo de tensão, de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana. Já Piaget e Winnicott para eles jogos e brinquedo e brincadeira é a forma que cada nos utilizamos para nomear o brincar.
Nesse artigo se aborda de uma forma mais ampla os conceitos de jogo brinquedo e brincadeira. A brincadeira é o ato de brincar um ato espontâneo e não estruturado já o jogo é uma brincadeira q envolve regras e o brinquedo é algo que