O A O NA CONSTRU O CIVIL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Luciana Cardoso de Souza
Leandro Lemos da Silva
O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Sorocaba/SP
2013
Luciana Cardoso de Souza
Leandro Lemos da Silva
O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Graduação em
Administração
de
Negócios,
da
Universidade de Sorocaba.
Prof. Ms. Adilson Spim
Sorocaba/SP
2013
1 – INTRODUÇÃO
O elemento químico Ferro, do latim ferrum, é simbolizado por Fe, possui número atômico 26 e massa atômica 56.
Em temperaturas normais, apresenta-se no estado sólido. Naturalmente é obtido em forma de minério de ferro. Unido ao Carbono forma uma mistura homogênea onde se origina o aço.
Considerado o quarto elemento químico mais comum na crosta terrestre, sendo que este elemento se encontra no núcleo da Terra. Entretanto, no núcleo da
Terra este metal perde suas conhecidas propriedades magnéticas, em vista de sua temperatura superar o ponto Curie (temperatura na qual todo metal ferrimagnético perde essa propriedade).
Este elemento químico é particularmente importante na história humana, visto que um período da história ficou conhecido como a Idade do Ferro. Hoje em dia esse elemento é principalmente utilizado na produção de materiais abrasivos, do aço e outras ligas, devido a sua alta dureza, quando puro ou combinado. Outras propriedades que fazem deste elemento um dos mais aplicáveis socialmente são sua maleabilidade e tenacidade.
Um dos principais motivos que levaram ao tardio uso do ferro no Brasil (e consequentemente do aço) foi às altas temperaturas, necessárias para sua fabricação, e que encareciam seu processo de fabricação, dificultando tanto a popularização quanto a comercialização.
Para definirmos o que é aço, partiremos de seu processo de fabricação, a partir do minério de ferro: sua matéria prima.
Industrialmente, o elemento químico ferro é o metal mais utilizado, sendo que já esteve em 95% em