o WA e o CDA
Antes do Registro estes títulos podem circular por endosso em preto, mas após o registro não haverá mais o endosso pois os títulos já estarão devidamente custodiados em uma instituição autorizada. A entidade passará então a ser responsável pelas atualizações e anotações dos títulos dentro do período de registro.
O WA e o CDA, podem circular juntos ou separados. Quando circulam juntos ocorre a transferência das mercadorias que foram depositadas, sem que haja ônus ou gravame.
Mas quando há a circulação separada destes títulos, é primordial que haja a negociação do WA antes do CDA, pois o WA tem a função de constituir um penhor tanto sobre o CDA quanto sobre as mercadorias que foram depositadas.
Quando houver a circulação separada do WA , haverá uma promessa de pagamento garantia por conta do penhor sobre as mercadorias que foram que foram depositadas. Desta forma, a entidade registradora irá consignar nos próprios registros o valor do crédito do WA , como também encargos financeiros ou ainda a forma que irá ser paga e quanto irá pagar no dia do vencimento que também deverá sem bem preciso.
Por sua vez, quando há a negociação separada do CDA, o recebedor, que tem a disponibilidade sobre as mercadorias, ao receber o CDA , terá ciência do crédito que será garantido tanto pelas mercadorias que foram depositadas quanto pelo penhor do próprio CDA.
Quando hover a necessidade de retirar as mercadorias, o possuidor do CDA deverá