O vida
Por ser tratar de um segmento no qual os proprietários, de forma geral, adotam uma gestão centralizadora, familiar e pouco profissional, as expansões baseia-se em vontades, anseios e percepções pessoais sem a utilização de ferramentas técnicas e estratégias bem definidas.
Este objetiva propor um plano de profissionalização de marmorarias formando uma rede credenciada, com layout e características uniformes. Finalmente propondo um plano de expansão e credenciamento desta rede .
A profissionalização do varejo brasileiro torna-se cada vez mais necessárias visto que diversas empresas estão visando o nosso mercado. Caracterizado pela existência de um percentual elevado de empresas de pequeno porte, o segmento varejista do ramo apresenta uma cultura de gestão simplificada, sem utilizar processos e métodos claros e específicos.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Diferentemente de grande maioria dos setores de varejo, o ramo de mármores, tanto em nível regional quanto nacional, não possui uma empresa líder com significante vantagem em termos de participação de mercado. Apesar de existirem empresas centenárias atuantes, nenhuma foi capaz de se desenvolver a ponto de tornar referência. Desta forma, existe uma grande pulverização da compra deste setor independente do publico alvo analisado.
Por ser tratar de um ramo no qual um grande percentual dos proprietários é composto por ex-funcionários de outras empresas de marmorarias, percebe-se uma histórica falta de profissionalismo e capacidade de gestão. Aliados a freqüentes problemas de gestão e ausência de um plano empresarial, estas características peculiares tornam o cenário interno atual propicio para o desenvolvimento