O Velho e o Mar
PERSONAGENS:
Santiago (o velho) Santiago era um velho magro, seco e tinha muitas e profundas rugas na parte de trás do pescoço. Tinha manchas castanhas provocadas pelo benigno cancro da pele. As suas mãos tinham cicatrizes antigas mas profundas provocadas pela sua profissão. Os seus olhos são da cor do mar, e a sua vista ainda é muito boa.
O velho era um pescador independente, inteligente, habilidoso na pescaria, humilde, corajoso, cheio de força de vontade, de esperança e de fé (embora não fosse religioso), e muito resistente. Era também solitário, sendo a sua única companhia o rapaz do qual era muito amigo e fiel. Era um lutador, muito determinado, embora com muito sofrimento. Era muito paciente e prudente.
Manolin (o rapaz) Manolin não é descrito fisicamente, sabendo-se apenas que era jovem. Era o grande amigo de Santiago e também muito fiel à sua amizade. Era muito maduro e responsável para a sua idade.. Preocupava-se muito com o velho, e desde pequeno que era o seu acompanhante na pescaria. Era obediente, tendo de seguir as ordens do seu pai.
Peixe O peixe era muito grande, sendo o seu comprimento equivalente a mais de seis metros. A sua cabeça e o seu dorso eram púrpura-escura, possuindo listras dorsais largas e cor de alfazema. Também o peixe era lutador e determinado, não desistindo de viver e oferecendo luta ao velho pescador.
Acontecimento que origina a acção: A acção principal começa com a saída do velho para o mar. Ao acordar, Santiago veste as suas calças e dirige-se à choupana onde