O valor historico do trabalho
Inicialmente, o professor pode propor uma breve atividade de pesquisa onde os alunos investiguem a rotina de trabalho de seus familiares. Nessa primeira pesquisa, podem levantar quais parentes trabalham; como funciona a atividade que eles exercem e quais das vantagens e desvantagens em se ter uma rotina voltada para o trabalho. Além disso, o professor pode requisitar aos alunos que perguntem aos entrevistados se eles gostam e o que os leva a trabalhar.
Dessa forma, o professor estabelece um primeiro momento em que questiona com sua classe como as pessoas hoje compreendem o trabalho. Através de um quadro de respostas, o professor vai computar como os participantes da pesquisa analisam a questão do trabalho em seu dia-a-dia. Após essa primeira análise, o professor pode apontar como a rotina do trabalho foi diferentemente compreendida ao longo da história.
Para tanto, sugerimos que o professor estabeleça uma análise comparativa entre os costumes da antiga sociedade ateniense e a doutrina calvinista. Nesse aspecto, o professor deve anteriormente destacar uma breve explicação sobre cada um dos períodos históricos a serem utilizados, destacando quando e onde a cultura grega e o movimento calvinista aparecem. Passada essa diferenciação, o professor pode então oferecer um exercício interpretativo envolvendo as falas dos diferentes personagens históricos dessa época.
Primeiramente, respeitando a distinção cronológica anteriormente citada, o professor pode apresentar uma citação