O valor do dinheiro no tempo
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira Turma:
Introdução
Desde a antiguidade, existem registros de civilizações que se utilizavam dos juros, e que nesta época não eram cobrados em moedas e sim com sementes e grãos, dando assim o início da formalização de um sistema de crédito. Os primeiros indícios de que efetivamente estava sendo criada a moeda se dá na época dos Impérios de Roma, Babilônia e Tróia.
Este trabalho objetiva demonstrar que ao falar de credito não tem como deixar de tratar sobre os juros, uma vez que a matematica finaceira trata essencialmente do estudo do valor do dinheiro no tempo.
Com tudo cabe ao administrador ter um conhecimento profundo de mercado permitindo assim uma tomada de decisão racional ao se tratar de investimento e tomada de recursos.
Justificativa
Nas empresas rentabilidade ou juros podem determinar um sucesso ou um fracasso em diversos níveis, podendo impactar um projeto, um departamento ou até mesmo toda a atividade de uma empresa.
O crescimento da globalização, investimentos em países em desenvolvimento, mercados emergentes ou áreas de mão de obra barata e qualificada, fica claro que o mercado mundial esta aquecido e a necessidade de captação de recursos torna-se imprescindível para que estes investimentos se transformem em lucros maiores.
Com estas mudanças no cenário mundial, criou-se a necessidade de uma análise mais profunda sobre o valor do dinheiro, as taxas de juros e o valor do dinheiro no tempo em diversos mercados.
Desenvolvimento
O crescimento de uma empresa baseia-se em uma administração impecável, com receitas e despesas equilibradas, estudo de viabilidade de crescimento em market share validada e capital para expansão do negócio.
Umas das opções para conseguir esse crescimento/capital é poupando, mas as empresas não temo como deixar este dinheiro parado, portanto buscam em uma intuição financeira que ofereça um portfólio de investimentos que