O VALOR DA LINGUAGEM
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário de Pontes e Lacerda
Departamento de letras
Disciplina: FIlosofia e LINGUAGEM
Docente: Profª. Drª. Rosely A. Romanelli
Turma: 1º SEMESTRE
O VALOR DA LINGUAGEM
Adriene Cristina Santos da Silva
Francieli Carvalho de Oliveira
Francielly Silva Lima
Iranildes Lima Cavalcante
Sirlei Aparecida da Luz
Pontes e Lacerda - MT
Junho/2011
RESUMO
A idéia central deste artigo é mostrar o valor que a linguagem significa na vida do ser humano. Todavia, veremos que a linguagem envolve diversos fatores: educação, política e sociedade. Na educação porque ninguém ensina nada a alguém sem saber a linguagem; na política porque quem possui linguagem tem poder sobre as coisas e as outras pessoas; e na sociedade porque vivemos em um conjunto e precisamos dela para nós nos comunicarmos com o mundo.
Palavras-chaves: Língua, linguagem, signos, fala, ensino.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos o valor da linguagem que os autores Paulo Freire, Roland Barthes e Humberto Maturana avaliam para esse conceito.
O VALOR DA LINGUAGEM
Freire escreveu em seu livro “A importância do ato de ler” relacionando-o com sua infância, adolescência e suas práticas durante a vida para tentar compreender porque era importante saber ler. Para ele era importante saber ler as coisas que existiam no mundo. Com o passar do tempo, ele foi percebendo isso ao seu próprio redor. Desde sua casa, até as belezas da natureza: céu, nuvens, cor das folhas, cheiro das folhas, até na casca das frutas. Todo esse tempo que esse autor voltou ao seu passado relembrando as experiências que viveu, ele não sabia o valor de uma palavra. Somente a partir de quando ele começou a perceber e entender a leitura do mundo é que seus medos foram diminuindo. Ao lembrar do seu próprio quintal, ele conseguiu um aprendizado. “(...)Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra