O valor da empresa e o “fluxo de caixa descontado
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
NUCLEO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Felipe Feitosa,Felipe Tavares,Ian , Lucas Lopes, Thiago Guedes
O VALOR DA EMPRESA E O
“FLUXO DE CAIXA DESCONTADO”
Salvador
2009
O VALOR DA EMPRESA E O
“FLUXO DE CAIXA DESCONTADO”
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA, como requisito parcial para a aprovação na Disciplina Administração Financeira II.
Discente: Prof. Antonio Carlos Peixoto Magalhães Junior.
Salvador
2009
LISTA DE QUADROS
Quadro 1- Classificação dos Principais Métodos de Avaliação de Empresas..........................6
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5 2. CUSTO DE CAPITAL 7 2.1. Custo médio do capital (WACC) ...8 3. PRINCIPAIS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DO VALOR DA EMPRESA 8 3.1 Método do valor unico do ativo líquido real 8 3.2 Método utilizando o único rendimento 9 3.4 Método direto chamado método dos anglos saxões ou método da renda de Goodwill 10 3.5 Método da capitalização da renda de Goodwill 11 3.6 Método de atualização da renda de Goodwill 11 4. FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FDC) 12 4.1 - Limitações do FCD 13 4.2 - Fluxo de caixa livre 15 4.3 - Horizonte de projeção e valor da perpetuidade 16 4.4 - Taxa de desconto 16 5. CONCLUSÃO 17 REFERÊNCIAS 19
1. INTRODUÇÃO
Diariamente empresas são avaliadas pelas mais diferentes razões as quais podem ser: a entrada de um novo sócio, a fusão de duas empresas, a dissolução de uma empresa concordatária, a abertura do capital em bolsas de valores ou mesmo a emissão de títulos em outro país. Entretanto, a avaliação da empresa é um tópico extremamente difícil e subjetivo. A dificuldade dá-se, principalmente, pelo fato do valor percebido de uma empresa para um indivíduo não necessariamente ser o mesmo para outro.
Conforme Martins (2001, p.263):
Ao avaliar uma empresa, objetivamos alcançar o valor justo de mercado, ou.