O valor da ciência
1. Prefácio/Introdução ao tema ……………………………………………………………………… 2
2. O que é a ciência? ………………………………………………………………………………………. 3
3. A ciência …………………………………………………………………………………………………….. 4
4. Argumentos a favor da tecnociência …………………………………………………………… 5
5. Argumentos contra a tecnociência ……………………………………………………………… 6
6. Posição conciliadora ………………………………………………………………………….………… 7
7. Conclusão final ……………………………………………………………………………………………. 8
8. Reflexão crítica/Posição pessoal ………………………………………………………………….. 9
9. Bibliografia ………………………………………………………………………………………………….. 10
Prefácio/Introdução ao Tema
O presente trabalho é sobre os problemas do mundo contemporâneo, mais concretamente sobre o subtema – o valor da ciência.
Constituem objetivos deste trabalho averiguar sobre o atual estatuto da ciência, os argumentos a favor e contra a tecnociência e a posição conciliadora das duas posições radicalizadas.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Confesso que foi, para mim, difícil fazer este trabalho sem poder recorrer à internet, uma vez que esta permite aceder a uma grande quantidade de informação.
O que é a ciência?
Começarei por apresentar uma breve definição de ciência: Estudo sistemático da natureza e comportamento do universo que nos rodeia, baseado na observação, experimentação e um dos melhores meios de o conseguir consiste em descrever mecanismos expressos por leis, ou sei, proposições universais válidas para todo um tipo de fenómenos.
Na vida corrente, a explicação é qualquer resposta considerada conveniente pela pessoa que faz a pergunta, mas a explicação cientifica é um argumento em que o papel principal é desempenhado por uma ou várias leis e em que a conclusão que descreve o fenómeno a explicar, é logicamente derivado das premissas e, nomeadamente, de leis.
A ciência
Temos da ciência uma imagem de certo modo