O uso persuativo na lingugem publicitária e midia impressa
3012 palavras
13 páginas
O USO PERSUASIVONA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA E MÍDIA IMPRESSA
Marcos da Silva Machado
Francisco Rodrigues Gomes
Marilene Meira da Costa mcosta1963@gmail.com INTRODUÇÃO
Retórica designava a teoria ou ciência da arte de usar a linguagem com vistas a persuadir ou influenciar, alude ao emprego ornamental ou eloqüente da linguagem, (Dicionário TUDO, 1977).
Do grego rhetor = orador numa assembléia. É a arte de bem falar, mediante o uso de todos os recursos da linguagem para atrair e manter a atenção e o interesse do auditório para informá-lo, instruí-lo e principalmente persuadi-lo das teses ou dos pontos de vista que o orador pretende transmitir. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo).
Em Aristóteles (384-322 a.C.), (Arte Retórica, Cap. Primeiro,
p. 29), “a finalidade da Retórica consiste em aduzir provas”, que seria um modo de levar e de transmitir a verdade aos homens. Com o passar dos tempos, a retórica praticada passou a exercitar mais a forma que o conteúdo, o que nos propiciou maior preocupação com o malabarismo da voz e dos gestos do que com o tema em si mesmo.
A retórica mostra-se como um dos principais lugares de estabelecimento do valor dos gêneros do discurso. Basicamente nutre-se de regras com finalidades práticas de apropriar-se da palavra para alcançar grupos sociais específicos. Da mesma forma, apropriou-se da mídia com o intento de controlar condutas sociais ao definir uma técnica de produção de discurso capaz de persuadir o leitor.
É nossa intenção neste trabalho mostrar como a persuasão é trabalhada na mídia impressa e publicitária com o intuito de convencer o leitor de que a verdade da notícia exposta é que é válida ou o produto fornecido é que é o melhor, além de usar tais recursos para chamar a atenção e conseqüentemente a venda do seu produto.
2
Analisaremos os processos discursivos da persuasão que constroem a realidade aplicada, através de uma abordagem de qualidade descritiva da análise interpretativa,