O Uso Indiscriminado Das Tecnologias Da Informacao E Da Comunicacao E A Violacao Dos Direitos Da Personalidade
Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)/Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Caixa Postal 173 – 77.020-122 – Palmas – TO – Brasil
Resumo. O presente seminário apresenta o estudo do uso indiscriminado das tecnologias da informação e da comunicação e a violação dos direitos de personalidades, abordando e conceituando os direitos à personalidade, enfatizando os cometimentos de crime na internet e correlacionado no âmbito escolar e as possíveis alternativas para o uso adequado, sendo um extenso e árduo processo para tentar diminuir os crimes cibernéticos e como o marco civil da internet veio para regulamentar e tentar sanar crimes até então impunes e inspira novas leis e sanções para evitar tais cometimentos. O objetivo deste trabalho é demonstrar como o uso das tecnologias da informação e da comunicação pode resultar em cometimentos de crimes tendo sobre tudo à honra e a dignidade da pessoa.
1. Introdução Os meios de comunicação e informação foram revolucionados no século passado e estão modificando a nossa sociedade, por meio de recursos tecnológicos, no entanto estamos dependentes destes meios, como é o caso do celular, das redes sociais, e-mail até mesmo do sistema de ensino que estamos estudando À UAB (Universidade Aberta do Brasil) e isso se deve muito a internet.
Entretanto até que ponto sabe-se que é seguro esses meios que utilizamos, e qual seria ou é o método correto? Pois de trás desses sistemas existem várias pessoas que tanto praticam o bem quanto o mal, pessoas que detêm certos conhecimentos computacionais e que usam para cometer crimes e quais é estes cometimentos. E até que ponto isso pode ferir a dignidade de uma pessoa, violando os seus direitos, e como saber lidar com todo esse conglomerado tecnológico nas salas de aulas e quais são as possíveis alternativas para esse uso adequado.
2. O uso indiscriminado das tecnologias