O uso dos tics na aulas de ciencias
Attico Chassot
Resumo: Este texto procura resgatar omissões na usual História da Ciência do mundo ocidental. Busca-se remover filtros que impedem leituras menos reducionistas e até mais audaciosas. Com a cultura inca se defende a existência de uma Ciência onde hoje se chama América, em período anterior à chegada dos ditos colonizadores. A proposta é contribuir para novas/ outras leituras de uma História da Ciência. Palavras-chave: História da ciência não ocidental; Cultura no incaico; Tecnologias pré-colombianas; História da ciência latino-americana. Abstract: The text in hand seeks to redeem omissions in the usual History of Science of the western world. The article seeks to remove filters that impede simplified readings and even those that are more audacious. With the Inca culture, the existence of a Science is defended in today’s America in a period prior to the arrival of the so called colonizers. The proposal is to contribute to new or other readings of a History of Science. Key words: History of non-western Science; Incan culture; pre-Columbian technologies; History of Latin-American Science.
Licenciado em Química e doutor em Ciências Humanas: Educação. Professor do Centro de Ciências Humanas e professor e pesquisador da Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade do Programa de PósGraduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS.
Tellus, ano 2, n. 3, p. 139-152, out. 2002
Campo Grande - MS
Como preâmbulo Antes de apresentar o que é central neste texto, preciso que refira, uma vez mais, que em meu livro A Ciência através dos tempos (MODERNA, 1994), quando destaco a revolução copernicana e a galilaica, encimo o capítulo com um título no mínimo tendencioso: Século 16: nasce a Ciência Moderna. Esta é uma leitura que desconhece o que se fez no mundo não europeu. Assim, fui reducionista e simplista. Eu, latino-americano, escrevo apenas um parágrafo,