O USO DOS PORQU S
Sabe aquela hora em que você está escrevendo e de repente pára porque encontrou uma palavra que causou dúvida, pois é, essa é uma delas, também pudera, existem cinco formas de utilizar o porque, é de dar nó na "cuca" de qualquer um, mas "fique frio", depois de ler esse texto os seus problemas chagarão ao fim. Então vamos lá. Vamos ver quais são as cinco maneiras de usar os "benditos" porquês.
Quais são os tipos? por que - no início de frase interrogativa. por quê - no final de frase interrogativa. por que - significando "pelo qual". porque - significando "pois". porquê - precedido de artigo. No início de uma frase interrogativa sempre usamos por que, (separado e sem acento), veja exemplos:
Ex.: 1 - Por que você não foi à escola ontem?
Ex.: 2 - Por que a Língua Portuguesa é tão difícil? No final de frase interrogativa sempre usamos por quê, (separado e com acento), veja abaixo:
Ex.: 1 - Você não foi à escola ontem, por quê?
Ex.: 2 - A Língua Portuguesa é tão difícil, por quê? No meio das frases, há duas maneiras de utilizar porque como nos casos exemplificados abaixo:
.
Primeiro caso - porque (tudo junto e sem acento) quando puder ser trocado por pois, veja exemplos:
Ex.: 1 - Não fui à escola ontem porque estava gripado. ou - Não fui à escola ontem, pois estava gripado.
Ex.: 2 - A Língua Portuguesa é difícil porque possui várias regras. ou - A Língua Portuguesa é difícil, pois possui várias regras.
Segundo caso - por que (separado e sem acento) quando puder ser substituído por, pelo qual, veja exemplos:
Ex.: 1 - Quero saber o motivo por que você não foi à escola ontem. ou - Quero saber o motivo pelo qual você não foi à escola ontem.
Ex.: 2 - Gostaria de saber a razão por que a Língua Portuguesa é tão difícil. ou - Gostaria de saber a razão pela qual a Língua Portuguesa é tão difícil.
.
memorize: porque junto,(uma única palavra) = pois (uma única palavra) por que separado, (duas