O USO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NOS ESCRITÓRIOS INDIVIDUAIS DE CONTABILIDADE DO CENTRO DE TERESINA COM FOCO NA ESCOLHA DO REGIME DE TRIBUTAÇÃO REAL OU PRESUMIDO.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CONTÁBEIS
JAIRO LOPES DE SOUSA
O USO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NOS ESCRITÓRIOS INDIVIDUAIS DE
CONTABILIDADE DO CENTRO DE TERESINA COM FOCO NA ESCOLHA DO
REGIME DE TRIBUTAÇÃO REAL OU PRESUMIDO.
TERESINA
2013
JAIRO LOPES DE SOUSA
O USO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NOS ESCRITÓRIOS INDIVIDUAIS DE
CONTABILIDADE DO CENTRO DE TERESINA COM FOCO NA ESCOLHA DO
REGIME DE TRIBUTAÇÃO REAL OU PRESUMIDO.
Monografia apresentada à Universidade
Estadual do Piauí - UESPI como trabalho final da disciplina TCC II e requisito para obtenção do Título de Bacharel em Contábeis.
Orientador: Prof. Msc. Domingos Sávio Jacinto
TERESINA
2013
A Deus, por ter me guiado nos caminhos da sabedoria. A
todos
meus
familiares,
por
estarem sempre presentes me confortando com amor e carinho.
RESUMO
As pessoas jurídicas para que possam realizar uma gestão econômica de tributos no momento da opção do regime de tributação de suas rendas, passam a ter a necessidade da utilização de critérios de planejamento tributário como alternativa da redução da carga tributária. Entretanto, percebe-se por parte dos profissionais de contabilidade responsáveis pelo planejamento de tributos dentro das pessoas jurídicas, uma dificuldade no acompanhamento da legislação com as constantes alterações de leis e atos administrativos. Exige-se do profissional responsável pelo planejamento tributário o compromisso de conhecer a legislação e nela aprofundarse, deixando de fazer opções simplificadas evitando responsabilidades e competências para explorar as situações suscetíveis de planejamento de tributos admitidas pela legislação. Nessa concepção, o presente estudo busca avaliar o uso de critérios de planejamento tributário pelos profissionais de escritórios individuais ativos no centro de Teresina, visto que representam a maior parcela de