O uso do crack: um problema social restrito as metroples?

1472 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
Este estudo tem o objetivo de expor de forma realista a problemática social do uso cada vez mais frequente de drogas ilícitas; destacando o Crack. Suas consequências tanto para o usuário como para a sociedade. Evidencia também, neste estudo a responsabilidade de todos nós, órgãos públicos e sociedade civil, no intuito de buscar soluções rápidas, práticas e eficientes nesta guerra contra o tráfico. As mudanças ocorridas no mundo globalizado, como a rapidez de informações, distâncias cada vez mais curtas tem facilitado a disseminação das drogas ao redor do planeta. A ação do Assistente Social na condição de apoiador e transformador da realidade das vitimas assoladas presente em nossos dias.
O papel da família no processo de estruturação emocional e reabilitação social do dependente químico.

DESENVOLVIMENTO
O escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, uma agencia da Organização das Nações Unidas trata da prevenção às drogas e do crime internacional. Informa que o uso de drogas afeta todos os países e que quase 5% da população entre l5 e 64 anos usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano.
Nas ações de prevenção ao abuso de drogas, tratamento e reabilitação preconiza que nas intervenções psicossociais, parte do tratamento do uso de drogas se torna fundamental, a presença de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros. O aconselhamento é o primeiro passo para a reabilitação e a reintegração social, o qual o envolvimento da família e da comunidade contribui de forma significante.
A realidade mostra que é um problema de saúde publica, associada à criminalidade e práticas antissociais, acometendo as pessoas de diversas maneiras, por vários motivos em diferente ambientes e situações. Há muitos tipos de drogas consumidas em toda parte do mundo, porém, já há alguns anos tem uma específica que tem preocupado de forma mais contundente pela devastação de seu poder de vicio no ser humano.

Relacionados

  • Crianças abandonadas no brasil
    1034 palavras | 5 páginas