O uso do crack: um problema social restrito apenas as metrópoles?
O uso do crack: Um problema social restrito apenas as metrópoles?
SOUSA-PB
2012
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Maria do Socorro Roma de Oliveira
O uso do crack: Um problema social restrito apenas as metrópoles?
Atividade de produção textual individual á Universidade do Norte do Paraná, para obtenção de nota referente ao primeiro semestre, da disciplina Formação Social Política e Econômica do Brasil
SOUSA-PB
2012
SUMÁRIO
1- RESUMO
2- INTRODUÇÃO
3- DESENVOLVIMENTO
4- CONCLUSÃO
RESUMO
O presente trabalho vem relatar o uso de drogas lícitas e ilícitas como uma questão social, que deve ser enfrentada juntamente entre Estado e Sociedade Civil. Trazendo a reflexão do papel do Estado perante suas responsabilidades com a população.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz a discussão sobre o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, mostrando como a cada dia o uso dessas drogas aumentam gradativamente em nosso país seja em grandes ou pequenas cidades.
Para muitos da sociedade o uso dessas drogas pode ser considerado como atitudes normais, sendo ate rotineiro os casos conseqüentes do uso de entorpecentes, independente de classe social ou etnia.
Existem casos de estímulo do uso de álcool ou cigarros a menores de 18 anos, pois além de ser considerado crime pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) podem estar instigando aquela pessoa ainda não responsável pelo seus atos a ser futuramente um dependente químico, sendo a partir de casos como esse que surgem outros maiores problemas sociais conseguintemente das drogas, envolvendo toda a sociedade civil organizada, sendo caso de Saúde Pública, Assistência Social, Polícia e o Ministério Público.
DESENVOLVIMENTO
Com o crescimento do sistema neoliberal, refletindo a urbanização acelerada, onde o Estado não é