o uso de probioticos na nutição animal
671 palavras
3 páginas
Uso de probióticos da nutrição.Ao se pesquisar alternativas para a substituição dos antibióticos na produção animal, estudiosos centralizaram suas atenções em um dos mecanismos de defesa natural dos animais, os microorganismos presentes no trato gastrintestinal. Assim, os probióticos passaram a ser uma alternativa eficaz de substituição dos antibióticos, agindo como promotor de crescimento no tratamento de diarreias alimentares e/ou bacterianas.
Os microrganismos utilizados como probióticos são Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus plantarum, Lactobacillus bulgaricus, Lactobacillus casei, Lactobacillus faecium, bactérias gram positivas produtoras de ácido lático, habitantes naturais do trato gastrintestinal e que agem efetivamente como probióticos, aderindo ao epitélio intestinal e colonizando o trato. Outros, como Bacillus subtilis, Bacillus toyo e Bacillus bifidum são utilizados combinados, isolados ou as vezes associados a leveduras, enzimas e outros agentes, com a finalidade de auxiliar as bactérias produtoras de ácido lático na sua colonização (MARUTA, 1993).
Dentre estes, os microrganismos mais utilizados são Bacillus subtilis (classificado como transitório no trato gastrintestinal, pois não possui a capacidade de se fixar ao epitélio intestinal, mas a de auxiliar na multiplicação e colonização dos produtores de ácido lático); Lactobacillus acidophylus (bactéria que produz ácido lático a partir da fermentação de açucares, é anaeróbica facultativa e é exigente nutricionalmente, necessitando para o seu crescimento das vitaminas: niacina, riboflavina e ácido fólico); além do Enteroccoccus faecium (microrganismo bastante agressivo e um pouco mais resistente a altas temperaturas do que os Lactobacilus.
Os probióticos agem por exclusão competitiva, aderindo a sítios específicos localizados no epitélio intestinal diminuindo, dessa maneira, a colonização por microrganismos patogênicos. O mecanismo de exclusão competitiva não está totalmente esclarecido,