O USO DE GAMES EM EDUCA O
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO - 7 LCN-A
TÓPICOS ESPECIAS JOGOS EDUCACIONAIS
PROFESSORA ANGELO FREIRE AUGUSTO COELHO
FRANCILENE DE SOUSA COSTA
VÍDEO GAMES AND LEARNING
Vídeo Games e Aprendizado Tangencial
O USO DE GAMES EM EDUCAÇÃO
BOA VISTA – RR
2014
VÍDEO GAMES AND LEARNING
Vídeo Games e Aprendizado Tangencial
O jogo tem mais potencial como ferramenta de aprendizado do que as pessoas pensam, e eles nem precisam ser chatos para isso. Os jogos educativos no mercado há uma grande divisão entre games feitos para educar e games feitos para entreter muito maior do que qualquer outra mídia.
Em algum ponto da história dos games, jogos educacionais e jogos de entretenimento viraram duas industriais completamente separadas. Então agora tem a indústria dos games e de entretenimento ou a indústria da simulação.
Os jogos educativos tem como finalidade ensinar algo especifica a alguém, são jogos, mas objetivo é ensinar algo. Muitos games educacionais veem com uma nova roupagem, ele prometem diversão, antes de te atingir com monte de lição.
Por outro lado tem os games de entretenimento, que o seu único objetivo é entreter e pedagogicamente não irá contribuir de maneira alguma para o seu aprendizado.
Vários estudos apontam que as pessoas assimilam melhor as informações quando estão estudado algo em que estão interessadas ao invés do que são “obrigadas” pela escola, se o aluno se interessa por algo ele aprende com mais facilidade. O aprendizado tangencial é o aprendizado em que você aprende sendo exposta a coisas num contexto em que você já se encontra. Aprendizado tangencial é o processo pelo qual pessoas se auto-educam se um certo tópico lhe foi exposto em um contexto prazeroso e divertido no caso o video-game.
O USO DE GAMES EM EDUCAÇÃO
“O papel do fracasso em videogames é muito diferente do que na escola que não integra a colaboração e a competição como nos games”
Em jogos o fracasso é bem menor, quando um usuário fracassa em um jogo