O uso de fármacos de origem natural e fitoterápicos no Brasil
Autores: Josias Jordão Andrade Alves (jordaoalvez@gmail.com)
Amauri Soares (amaurisoares2010@gmail.com)
Felipe Caetano dos Santos Batinga (felipecsbatinga@hotmail.com)
Rosimary Ramos de Oliveira Mascaranhas – Orientadora
Resumo
Numerosas plantas medicinais são apontadas pela sabedoria popular como santo remédio para numerosas doenças. O objetivo deste estudo é mostrar a frequência de uso desses medicamentos de origem natural no brasil após a chegada do século XXI, o comércio destes medicamentos perante a fiscalização, Também através deste estudo serão dadas respostas de como alterações ambientais estão afetando a biodiversidade e a produção dos fármacos naturais. Através da pesquisa bibliográfica foi construído sistematicamente, por meio de apontamentos e fichas, comentários, citações, resumos, além de pesquisas na internet e observações pessoais úteis para o desenvolvimento do trabalho acadêmico.
Palavras-chave: Fármacos, Medicamentos naturais, Fitoterápicos
Introdução
O termo fármaco natural refere-se a qualquer substância retirada na sua forma bruta da natureza e neste trabalho serão abordadas algumas das mais importantes substâncias que são utilizadas no tratamento das mais diversas doenças e também no desenvolvimento de novos fármacos na indústria farmacêutica atual.
Qual a frequência de uso de fármacos de origem natural no Brasil? Será que a população do século XXI deixou de lado o uso de substâncias naturais no tratamento das mais variadas doenças? Como é o comércio de fármacos no país? como alguns destes produtos passam despercebidos pela fiscalização por serem naturais como se fossem absolutamente inofensivos ou representassem uma panaceia universal para todas as enfermidades que nos afligem. Muitos, no entanto, não produzem efeito algum e outros podem até prejudicar nossa saúde. Importante também é saber distinguir os fármacos "naturais" de "fitoterápicos". Também