O uso de dispositvos móveis
Samira A. dos Santos
1 INTRODUÇÃO.
O assunto proposto nesse artigo é conhecermos os conceitos gerais de termos usados na contabilidade que demonstram muito sobre a situação contábil e financeira de uma empresa perante o mercado, como Patrimônio Balanço Patrimonial, Ativo/Passivo, Ativo circulante/Não circulante, Passivo circulante/Não circulante, Disponibilidades, Patrimônio Liquido entre outros. Como base desse estudo, usaremos uma Indústria líder no segmento aço nas Américas, a empresa GERDAU.
Para isso, vamos conhecer um pouco sobre o perfil e o histórico da indústria.
João Gerdau, fundador do Grupo Gerdau, natural da Prússia, imigrou para Porto de Rio Grande no Sul do Brasil no ano de 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos. Instalou-se na Colônia Santo Ângelo no Rio Grande do Sul. Foi lá, que inicialmente, ele investiu no comércio e em 1901 comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris que mais tarde passou a se chamar João Guerdau & Filhos, marcando assim a origem do Grupo GERDAU.
No inicio, o ramo de atuação da empresa era a fabricação de móveis e pregos. Somente em 02 de outubro de 1946, sob a direção de Curt Johannpeter, a fábrica de pregos comprou a Siderúrgica Rio-grandense e o grupo GERDAU iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia. Em pouco mais de uma década em 1957 a GERDAU inaugurou sua segunda unidade siderúrgica.
Na década de 1960 ocorreu a primeira expansão da empresa com a compra da Fábrica Arames São Judas, em São Paulo, que produzia trefilados, arames galvanizados e outros produtos de arame, tendo seus equipamentos transferidos para as outras unidades do grupo, passando a atuar na área comercial através da venda de produtos siderúrgicos.
Dois anos mais tarde, a empresa comprou a usina produtora de aço (Açonorte) em Pernambuco, aumentando ainda mais sua capacidade de produção. No início da