O Uso de Animais em Experimentos Científicos
Experimentação Animal
O que é Experimentação Animal?
Experimentações animais são estudos com o objetivo fornecer conhecimentos e possíveis benefícios à eles próprios e a saúde humana.
Esses experimentos são comumente chamados vivissecção, mesmo que não envolva cortar um corpo vivo.
• Já na pré-história homem mostrava interesse biológico ao observar e retratar animais e plantas. • Grandes cientistas da época, como Aristóteles e Hipócrates, realizaram estudos utilizando animais. • Hoje em dia, quase todas as experiências científicas são realizadas em animais.
Os testes podem ter diversos fins, como a exploração biológica, ensino e outros.
Quanto aos tipos, é importante ressaltar que os testes são aplicados para testar produtos, demonstrar técnicas ou confirmar ou refutar certas hipóteses e a sua elaboração não leva em consideração os sentimentos do animal que servirá de cobaia ou modelo.
Em testes de irritação ocular, por exemplo, produtos são aplicados diretamente nos olhos de coelhos.
Experimentação ou tortura?
Animais Utilizados
De um modo geral os animais são escolhidos de acordo com a sua semelhança com a área s ser estudada no ser humano.
O Animal Welfare Act, lei que regulamenta a experimentação animal nos EUA, estima entre 17 e 70 de animais sejam torturados e mortos anualmente em laboratórios.
Este número não inclui aves, camundongos e ratos.
Segundo dados divulgados camundongos, hamsters, ratos, porquinhos da índia, constituem cerca de 90% dos animais utilizados em pesquisas.
Senciência Animal
Muitas pessoas maltratam animais por acreditarem que eles não sente dor, medo, e não estão conscientes do que está acontecendo.
Porém a senciência pode ter evoluído há muito tempo e estar distribuída de maneira muito mais ampla através das espécies animais. Uma coisa é certa, porém: não é exclusividade nossa. Os cientistas afirmam que pelo menos os animais