O USO DA ÁGUA : ESTRATÉGIAS DE MANEJO NO COTIDIANO PARA EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL .
O USO DA ÁGUA : ESTRATÉGIAS DE MANEJO NO COTIDIANO PARA EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL .
Orientadora: Maria da Conceição Prado de Oliveira.
Teresina, Fevereiro de 2014-PI
Introdução
Recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário, a água é provavelmente único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade.
Ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É também um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.
Seu uso pelos seres humanos não se limita á idade, pois desde o nascimento até o último dia de vida, a água é utilizada com nos seus demais objetivos.
O direito humano à água, afirma o Comitê das Nações Unidas sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, garante a todas as pessoas o direito a água suficiente, segura, aceitável, fisicamente acessível e a um bom preço, para uso doméstico e pessoal. Estes cinco atributos centrais representam a base da segurança em termos de água. O ser humano utiliza-se dela para sua alimentação, higiene, o abastecimento de suas residências e indústrias, na agricultura, n a produção de energia elétrica, no lazer entre outros, ou seja,para garantir sua sobrevivência no planeta. Por sua vez, seu uso indevido e sua escassez representam uma grande ameaça para o desenvolvimento sustentável e a manutenção do meio ambiente (CASTANIA, 2009).
Assim, pode-se ver a água como um bem comum a todos, devendo ser cuidada e preservada afim de que se usufrute deste recurso de maneira equilibrada e satisfatória